25 de julho de 2008

Atividade: Água - Onde Estou na Linha do Tempo

Em, junho, educadores de Uberaba, Patos de Minas, Araxá e Patrocínio (MG) e Catalão (GO) participaram de oficinas do projeto Água, Cidadania e Cultura, patrocinado pela Fosfértil. Compartilhamos com você, internauta, uma das atividades da oficina, que trabalhou a questão cultural da água junto a professores de Ensino Fundamental II. Essa atividade criativa pode ser adaptada para a sala de aula:

Encaminhamento da atividade em grupo
Antes de iniciar a atividade com o grupo, selecione 60 palavras relacionadas à água, que representem os seguintes aspectos: técnicas de abastecimento, problemáticas relacionadas e costumes. Essas palavras devem estar associadas a história da relação do homem com a água, ao longo do tempo. Exemplos: aquedutos, epidemias de cólera e tifo, poço artesiano, saneamento básico, chafariz, lavadeiras, monjolos, entre outros. Escreva essas palavras em cartões e coloque-os em um envelope ou sacola.


1. Reúnam-se em grupos e escolham no “saco da linguagem” 10 palavras, aleatoriamente. Em seguida, ordenem as palavras numa linha do tempo, pensando o antes e o depois, e permanências em relação à água.

2. A seguir, elejam um porta-voz do grupo, que deve apresentar seus membros e a linha do tempo, explicando como ordenaram as palavras.

3. O grupo deve comentar com o professor: o que sabem sobre o acesso à água potável ao longo da história humana e o acesso à água pela população brasileira.


4. Ouçam a música Lata d´água, um samba de Luís Antonio e J. Júnior (1952). O arquivo digital da música está disponível no site da
Rádio USP. A escultura da foto é do artista plástico Orlando Teruz (1902-1984).

Lata d´água
Lata d'água na cabeça
Lá vai Maria
Lá vai Maria
Sobe o morro e não se cansa
Pela mão
Leva a criança
Lá vai Maria

Maria
Lava a roupa
Lá no alto
Lutando pelo pão
De cada dia
Sonhando com a vida
Sonhando com a vida
Do asfalto
Que acaba
Onde o morro principia

5. Em grupo, debata o tema da música e seu contexto relacionado à história do Rio de Janeiro. Comente como era o acesso à água em sua cidade e em seu bairro, antigamente e hoje.

6. Ao final, criem uma paródia da música com essas palavras. Como ficaria a letra “Lá vai... com o nome do professor ou do aluno?

7. Façam a leitura coletiva do texto
A Disputa Pela Água, de Marcelo Monteiro – clique aqui para acessar o texto na internet. Observe as imagens da reportagem com atenção.

8. Para finalizar, encaminhe com seus alunos uma pesquisa sobre a história do sistema de abastecimento de água na cidade e do bairro onde moram:

- Identificar antigas bicas, fontes, poços do bairro e colher lembranças;


- Organizar tabelas identificando: as mudanças, as permanências, as semelhanças e as diferenças no acesso à água em diferentes épocas, em diferentes locais e por diferentes grupos sociais;

- Montar exposições sobre a história da água na cidade e no bairro onde moram, incluindo músicas, textos, desenhos e fotos antigas e recentes, sobre o sistema de abastecimento de água do local;

- Organizar com os alunos campanhas de valorização e preservação do patrimônio histórico do bairro, no sentido de preservar locais de memória de fontes e bicas (antigas e atuais).



Um comentário:

cybelemeyer.blogspot.com disse...

Olá equipe do Horizonte Educa,

Venho lhe convidar para participar da Blogagem Coletiva “Consumo Consciente”. Não podemos ficar inertes diante de tanta agressão ao nosso Planeta. Precisamos mudar os maus hábitos e propiciar um Planeta melhor para nossos filhos.
Aguardo a sua participação.
Link http://migre.me/4QqU Deixe sua confirmação nos comentários
Abraços