2 de junho de 2008

Plano de aula 2: uma reflexão sobre o lixo e a coleta seletiva

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de maio) a Horizonte Geográfico elaborou um especial sobre meio ambiente no site, com uma coletânea de reportagens publicadas sobre diversos temas socioambientais. Nossa equipe educacional aproveitou para elaborar alguns planos de aula utilizando o especial. Boa leitura!

Disciplina: Língua Portuguesa, Geografia, Ciências.
Objetivos: refletir sobre a questão do lixo na sociedade atual (preparação sensibilizatória para futuras atividades de coleta seletiva na escola).
Sugestão de ciclo: Ensino Fundamental I e II (todos os anos).
Materiais: cópias da reportagem A
Nova Face do Lixo, vídeo Ilha das Flores, que pode ser visto no site Porta Curtas, fichas de papel colorido, canetas hidrográficas.
Tempo de duração: 2 a 4 aulas.
Dicas de leitura para o professor: o site
Porta Curtas tem várias opções de filmes e documentários de curta duração para serem utilizados na sala de aula. O site do Compromisso Empresarial Para a Reciclagem (Cempre) tem boas informações e números sobre o lixo no Brasil.

- Prepare os alunos para a atividade com o filme Ilha das Flores, do diretor gaúcho Jorge Furtado, uma crítica sobre a sociedade de consumo, que acompanha a “trajetória” de um tomate, desde a plantação, até ser jogado no lixo. Converse com eles para saber sua percepção sobre o que é lixo, o que é desperdiçado, o que pode ser re-utilizado.- Apresente o filme, que tem 13 minutos de duração. Em seguida, abra um debate de 20 minutos para que cada aluno se manifeste sobre o que achou do documentário. Levante com eles: Que tipo de linguagem o curta-metragem utiliza? Onde se passa a filmagem? Que impressões causam essas imagens? Qual mensagem o vídeo transmite? O que acharam do caminho do tomate?


- Amplie o debate do filme para a situação do lixo no cotidiano dos alunos. Pergunte a eles se fazem idéia de quanto resíduo é gerado em casa? Peça para que conversem com os pais e observem a produção de lixo em casa, durante uma semana, anotando no caderno a quantidade diária, o tipo de lixo gerado, etc. Se possível, planeje com eles um levantamento da quantidade e do tipo de lixo gerado na escola, realizando a coleta de dados em todos os ambientes disponíveis e com o auxílio dos funcionários. Peça para que anotem, ainda, se os pais e a escola participam de coletas seletivas; se sim, questionem como a coleta funciona. Se não, perguntem porque ela não acontece.

- No retorno da semana que passou, peça para que alguns alunos socializem o que observaram em casa – e também dentro da escola, se conseguiram levantar estas informações. Introduza o texto A Nova Face do Lixo, que traz informações sobre a reutilização do lixo proveniente de coletas e pergunte sobre os resíduos que observaram em casa e na escola: eles podem ser coletados e transformados em novos produtos? Deixe cinco minutos para cada um pensar que atitudes individuais cada aluno pode ter para reduzir a quantidade de lixo que produz, e para estimular a coleta do que pode ser reaproveitado e transformado. As idéias serão brevemente discutidas e impressas em fichas coloridas, que poderão ser espalhadas pela sala de aula ou até mesmo pelas áreas de maior passagem de alunos pela escola, para “lembrá-los” sobre o tema que refletiram.

- Numa próxima etapa, se possível, na mesma semana ou seqüência, convide o representante de uma empresa ou cooperativa responsável por coletas de lixo em em sua região para uma palestra sobre o tema: “resíduos em casa”. Direcione esse representante para falar um pouco sobre números do lixo, o que pode ser reciclado, exemplos de empresas que promovem reciclagem na região de entorno da escola, no bairro, etc.

- A partir dessa palestra, você pode promover outras atividades com os alunos e comunidade interna (diretoria, funcionários e professores) a respeito da coleta seletiva na escola, no bairro, na região. Os alunos podem participar na divulgação e mobilização, produzindo e distribuindo folhetos sobre como será a coleta, como as pessoas podem contribuir para a redução de consumo, etc. Os estudantes ainda podem acompanhar o processo da coleta seletiva quando ela for efetivada, anotando, durante alguns períodos do ano, a quantidade de lixo que está sendo coletado, o tipo de lixo, entre outras informações.

2 comentários:

Cilvane A. Marotz disse...

Muito bom as dicas de como trabalar a questão do lixo em sala de aula. Trabalho numa escola estadual em Santa Cruz do Sul-RS- onde foi criado um porojeto para a escola toda sobre o tema e, como eu leciono Geografia, fiquei muito preocupa em como chamar a atenção dos alunos para a questão da produção de lixo e também, do reaproveitamento. Vou usar as dicas qor que veio de encontro ao tema do projeto. Parabéns a equipe que criou este plano de aula.

FLORA BIO disse...

Adorei esse plano de aula, sei que essas atividades ajudam a desenvolver a consciença ambiental nos alunos.