
PENSANDO O CONSUMO
Disciplina: Língua Portuguesa.
Objetivos: promover uma reflexão sobre o consumo a partir do olhar dos alunos e incentivar o uso de linguagens diferenciadas (internet, fotografia) para as habilidades de leitura e escrita.
Sugestão de ciclo: Ensino Fundamental I e II (todos os anos).
Materiais: cópias da reportagem Desenvolvimento Sustentável, computador com internet para a produção e alimentação do blog, ou placa de cortiça, cartolinas e canetas hidrográficas para a confecção de um mural.
Tempo de duração: 2 a 4 aulas.
Dicas de leitura para o professor: para entender sobre o universo do uso de ferramentas de internet na sala de aula, como blogs, acesse o site Educarede e o Bloguinfo – blog da professora Sintian Schmidt (de Caxias, RS), com links para vários outros sites que tratam do tema informática na educação. Sobre consumo consciente, visite o site Akatu.
Abra uma roda de conversa com os alunos sobre o tema consumo consciente. O que entendem por consumo? O que eles consomem ou utilizam no dia-a-dia: alimentos?Quais? De onde vem? Água? Para que? Energia?Quais e para que?Onde se originam? Eles têm idéia do impacto de seu consumo sobre os recursos naturais?- Promova a leitura compartilhada da reportagem Desenvolvimento Sustentável, solicitando que procurem no dicionário as palavras mais difíceis. Escreva na lousa a frase “Chegamos a um momento na qual a tomada de decisões certas é muito importante”, dita por Kofi Annan, secretário-geral das Nações Unidas. Questione com os alunos o significado dessa frase na questão do consumo.
- Durante a leitura da reportagem peça que eles destaquem: quais foram os impactos do consumo crescente sobre os impactos naturais? O que significam os números apresentados na matéria, informando, por exemplo, que “100% foi o aumento do consumo de água para irrigação, residências e indústrias nos últimos 40 anos”? E que iniciativas pelo consumo consciente estão sendo realizadas, de acordo com a reportagem? Peça para que anotem suas observações no caderno e solicite uma pesquisa extraclasse sobre medidas individuais e coletivas para diminuir os impactos do consumo.
- Antes de iniciar o trabalho de produzir um blog ou mural, converse com os alunos que formas de divulgar idéias e ações positivas sobre consumo consciente eles conhecem: campanhas na televisão? Jornais? Rádio? Como os veículos de comunicação podem ajudar na propagação de boas idéias? Peça para que dêem exemplos e anote os principais pontos da discussão na lousa.
- Explique à turma que eles irão criar um blog ou mural, que também é um veículo de comunicação. Divida a turma em quatro ou cinco grupos e solicite que cada um pesquise e reflita sobre a criação do blog ou mural voltado para a propagação de idéias sobre consumo consciente: para que e para quem ele vai servir? Que título ele terá? Como será divulgado? Que textos, desenhos e fotografias os alunos sugerem, dentro do tema proposto? Cada grupo deve eleger um porta-voz para apresentar as idéias no final da aula.
- Antes de seguir para o laboratório de informática ou para produzir o mural, os porta-vozes devem apresentar suas sugestões. Você, professor, deve ser o mediador na escolha do título do blog ou mural, o tema, a divulgação, etc. Organize também, com eles um “cronograma de trabalho”, onde os alunos irão se comprometer a escrever para o blog pelo menos uma vez por semana.
- No laboratório de informática, com auxílio do responsável, crie um blog temático sobre consumo consciente e divulgue junto a outros alunos e professores. Solicite que os estudantes divulguem, também, junto a seus amigos. Se a escola não tiver laboratório, uma opção é substituir o blog por um mural onde os alunos irão “pendurar” suas reflexões e dicas sobre o tema. O mural pode ser afixado em um lugar visível a todos os alunos da escola, e ser atualizado com informações semanalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário