2 de junho de 2008

Planos de aula 1: Pensando o consumo

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de maio) a Horizonte Geográfico elaborou um especial sobre meio ambiente no site, com uma coletânea de reportagens publicadas sobre diversos temas socioambientais. Nossa equipe educacional aproveitou para elaborar alguns planos de aula. Boa leitura!

PENSANDO O CONSUMO

Disciplina: Língua Portuguesa.
Objetivos: promover uma reflexão sobre o consumo a partir do olhar dos alunos e incentivar o uso de linguagens diferenciadas (internet, fotografia) para as habilidades de leitura e escrita.
Sugestão de ciclo: Ensino Fundamental I e II (todos os anos).
Materiais: cópias da reportagem
Desenvolvimento Sustentável, computador com internet para a produção e alimentação do blog, ou placa de cortiça, cartolinas e canetas hidrográficas para a confecção de um mural.
Tempo de duração: 2 a 4 aulas.
Dicas de leitura para o professor: para entender sobre o universo do uso de ferramentas de internet na sala de aula, como blogs, acesse o site
Educarede e o Bloguinfo – blog da professora Sintian Schmidt (de Caxias, RS), com links para vários outros sites que tratam do tema informática na educação. Sobre consumo consciente, visite o site Akatu.

Abra uma roda de conversa com os alunos sobre o tema consumo consciente. O que entendem por consumo? O que eles consomem ou utilizam no dia-a-dia: alimentos?Quais? De onde vem? Água? Para que? Energia?Quais e para que?Onde se originam? Eles têm idéia do impacto de seu consumo sobre os recursos naturais?- Promova a leitura compartilhada da reportagem Desenvolvimento Sustentável, solicitando que procurem no dicionário as palavras mais difíceis. Escreva na lousa a frase “Chegamos a um momento na qual a tomada de decisões certas é muito importante”, dita por Kofi Annan, secretário-geral das Nações Unidas. Questione com os alunos o significado dessa frase na questão do consumo.


- Durante a leitura da reportagem peça que eles destaquem: quais foram os impactos do consumo crescente sobre os impactos naturais? O que significam os números apresentados na matéria, informando, por exemplo, que “100% foi o aumento do consumo de água para irrigação, residências e indústrias nos últimos 40 anos”? E que iniciativas pelo consumo consciente estão sendo realizadas, de acordo com a reportagem? Peça para que anotem suas observações no caderno e solicite uma pesquisa extraclasse sobre medidas individuais e coletivas para diminuir os impactos do consumo.

- Antes de iniciar o trabalho de produzir um blog ou mural, converse com os alunos que formas de divulgar idéias e ações positivas sobre consumo consciente eles conhecem: campanhas na televisão? Jornais? Rádio? Como os veículos de comunicação podem ajudar na propagação de boas idéias? Peça para que dêem exemplos e anote os principais pontos da discussão na lousa.

- Explique à turma que eles irão criar um blog ou mural, que também é um veículo de comunicação. Divida a turma em quatro ou cinco grupos e solicite que cada um pesquise e reflita sobre a criação do blog ou mural voltado para a propagação de idéias sobre consumo consciente: para que e para quem ele vai servir? Que título ele terá? Como será divulgado? Que textos, desenhos e fotografias os alunos sugerem, dentro do tema proposto? Cada grupo deve eleger um porta-voz para apresentar as idéias no final da aula.


- Antes de seguir para o laboratório de informática ou para produzir o mural, os porta-vozes devem apresentar suas sugestões. Você, professor, deve ser o mediador na escolha do título do blog ou mural, o tema, a divulgação, etc. Organize também, com eles um “cronograma de trabalho”, onde os alunos irão se comprometer a escrever para o blog pelo menos uma vez por semana.

- No laboratório de informática, com auxílio do responsável, crie um blog temático sobre consumo consciente e divulgue junto a outros alunos e professores. Solicite que os estudantes divulguem, também, junto a seus amigos. Se a escola não tiver laboratório, uma opção é substituir o blog por um mural onde os alunos irão “pendurar” suas reflexões e dicas sobre o tema. O mural pode ser afixado em um lugar visível a todos os alunos da escola, e ser atualizado com informações semanalmente.

Nenhum comentário: