16 de junho de 2008

Para falar de meio ambiente com as crianças

Postado no blog Educom Verde:

Despertar o prazer pela leitura e, ao mesmo tempo, passar uma mensagem positiva sobre a natureza, também com prazer. Isso é possível? Para o músico Tino Freitas, do projeto Roedores de Livros, com certeza...

"Dia desses recebemos o convite da Débora Menezes, que cuida com muito carinho do blog Educom Verde, para escrevermos sobre Literatura Infantil, convidando os educadores ambientais a promover a educação ambiental por meio da leitura. Vale à pena explicar que o nosso projeto, o Roedores de Livros, oferece a um grupo de crianças no entorno de Brasília o contato com os livros. Acreditamos que o contato com a Literatura Infantil é uma importante ferramenta não só para estimular a fantasia - e com isso a criatividade – mas também para formarmos cidadãos com um melhor preparo para enfrentar o mundo real.


No projeto Roedores de Livros não temos uma preocupação didática e a “moral da história” fica a cargo de cada leitor/ouvinte. Mas não pense que no campo da fantasia não existem livros que falem sobre educação ambiental. Por isso, escolhemos três histórias que gostamos muito e convidamos a todos, professores ou não, a descobrir o que estes livros podem oferecer, além de um mundo fantástico. Leiam para si, para seus filhos, para seus alunos. Compartilhem o que a Literatura Infantil pode oferecer de melhor para um adulto: a oportunidade de dividir seu tempo com uma criança.


Veja – e leia – as dicas!



(Texto e fotos de Bia Hetzel, Ilustrações de Graça Lima, Editora Manati)


É um clássico. Mistura realidade e ficção sem ser enfadonho, cansativo. A personagem que dá título ao livro é uma baleia-jubarte que fala sobre a sua espécime e as atitudes do homem para com as baleias. Há momentos de extrema criatividade como quando Rosalina descreve seu primeiro encontro com os homens: “eles eram esquisitos, com quatro nadadeiras, como uma tartaruga sem casco”. No meio do livro, um fato real: o encalhe de uma baleia-jubarte no litoral do Rio de Janeiro em 1991.


É claro que nesta relação homem x baleias não podiam faltar arpões e vazamentos de petróleo no mar, porém Bia Hetzel deixa espaço para ações de preservação citando o trabalho do Instituto Baleia Jubarte. Parece incrível que uma história possa ficar boa com tanta informação, não é, mesmo? Mas Rosalina, a pesquisadora de homens consegue informar sem didatismo, numa história que encanta o leitor. O projeto gráfico também é primoroso. Mistura fotos da autora com ilustrações da premiadíssima Graça Lima.


Em determinado momento, foto e ilustração se combinam numa mesma página. Lindo de se ver. No fim do livro, depois de contar a história, a autora dedica duas páginas para falar sobre Rosalina, a verdadeira, lixo flutuante e baleias-jubarte. Este livro também recebeu o selo “Altamente Recomendável para Crianças” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).



(texto e ilustrações de Gary Larson, Cia das Letrinhas)

É, antes de tudo, um livro muito engraçado. Uma família de minhocas (pai, mãe e filho) jantam em casa quando o pequeno minhoco encontra um cabelo na terra que comia. Ele acha tudo aquilo o fim da picada: “Estamos debaixo de todo o mundo! Somos o último escalão da cadeia alimentar! Comida de passarinho! Isca para pescaria! Que vida é essa, me digam! Nunca saímos para nadar, para acampar, para uma caminhada, nada! (...) E além do mais, eu já ia esquecendo, comemos terra! Terra no café da manhã, terra no almoço, terra no jantar! Terra, terra, terra! E agora, ainda por cima, vejam só! Aparece um cabelo na minha terra! O insulto final – não agüento mais! Detesto ser minhoca!”.


Papai minhoco resolve, então, contar a história de Benedita, uma linda donzela que vivia numa floresta e que se encantava com a magia da natureza. Durante um passeio, a tal Benedita vai se encantando com a natureza ao redor, enquanto o senhor minhoco, narra todos os equívocos daquele encanto superficial, oferecendo ao leitor um choque de realidade. Tudo com muito humor. No final, o pequeno minhoco percebe que amar a natureza não é o mesmo que entender a natureza. Que o mundo natural é feito de conexões e que as minhocas também tinham sua importância para o bom funcionamento do todo. As ilustrações também trazem o bom humor do texto. Por exemplo, na sala de jantar das minhocas, a terra está servida em pratos, acompanhados de talheres. Gary Larson conta uma história divertida, inusitada que oferece caminhos para ensinar ao leitor sobre preservação do meio ambiente.



(Texto e ilustrações de Shel Silverstein, Cosac & Naify)

Carrega consigo o encanto das histórias eternas. Depois que a gente lê, quase sem querer, a guardamos na memória, na gaveta onde estão Chapeuzinho Vermelho e o Patinho Feio. Simples e belo. Encantador. Acompanha a relação de amizade entre uma árvore e um homem desde a sua infância, passando por sua juventude até a velhice. Sendo a árvore um símbolo da Natureza, e o personagem-homem comparado a todos nós, fica óbvia a relação em que para tudo usamos da natureza que gentilmente nos oferece diversão, casa, trabalho e descanso, sem exigir nada em troca.


O livro não fala das conseqüências desta amizade, pois o mais importante ali é mostrar a generosidade da árvore-natureza. Mas alerta, nas entrelinhas, para que nós saibamos desfrutar da vida com mais responsabilidade, afinal, somos filhos queridos da mãe-natureza. Somos?!"

2 de junho de 2008

Plano de aula 2: uma reflexão sobre o lixo e a coleta seletiva

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de maio) a Horizonte Geográfico elaborou um especial sobre meio ambiente no site, com uma coletânea de reportagens publicadas sobre diversos temas socioambientais. Nossa equipe educacional aproveitou para elaborar alguns planos de aula utilizando o especial. Boa leitura!

Disciplina: Língua Portuguesa, Geografia, Ciências.
Objetivos: refletir sobre a questão do lixo na sociedade atual (preparação sensibilizatória para futuras atividades de coleta seletiva na escola).
Sugestão de ciclo: Ensino Fundamental I e II (todos os anos).
Materiais: cópias da reportagem A
Nova Face do Lixo, vídeo Ilha das Flores, que pode ser visto no site Porta Curtas, fichas de papel colorido, canetas hidrográficas.
Tempo de duração: 2 a 4 aulas.
Dicas de leitura para o professor: o site
Porta Curtas tem várias opções de filmes e documentários de curta duração para serem utilizados na sala de aula. O site do Compromisso Empresarial Para a Reciclagem (Cempre) tem boas informações e números sobre o lixo no Brasil.

- Prepare os alunos para a atividade com o filme Ilha das Flores, do diretor gaúcho Jorge Furtado, uma crítica sobre a sociedade de consumo, que acompanha a “trajetória” de um tomate, desde a plantação, até ser jogado no lixo. Converse com eles para saber sua percepção sobre o que é lixo, o que é desperdiçado, o que pode ser re-utilizado.- Apresente o filme, que tem 13 minutos de duração. Em seguida, abra um debate de 20 minutos para que cada aluno se manifeste sobre o que achou do documentário. Levante com eles: Que tipo de linguagem o curta-metragem utiliza? Onde se passa a filmagem? Que impressões causam essas imagens? Qual mensagem o vídeo transmite? O que acharam do caminho do tomate?


- Amplie o debate do filme para a situação do lixo no cotidiano dos alunos. Pergunte a eles se fazem idéia de quanto resíduo é gerado em casa? Peça para que conversem com os pais e observem a produção de lixo em casa, durante uma semana, anotando no caderno a quantidade diária, o tipo de lixo gerado, etc. Se possível, planeje com eles um levantamento da quantidade e do tipo de lixo gerado na escola, realizando a coleta de dados em todos os ambientes disponíveis e com o auxílio dos funcionários. Peça para que anotem, ainda, se os pais e a escola participam de coletas seletivas; se sim, questionem como a coleta funciona. Se não, perguntem porque ela não acontece.

- No retorno da semana que passou, peça para que alguns alunos socializem o que observaram em casa – e também dentro da escola, se conseguiram levantar estas informações. Introduza o texto A Nova Face do Lixo, que traz informações sobre a reutilização do lixo proveniente de coletas e pergunte sobre os resíduos que observaram em casa e na escola: eles podem ser coletados e transformados em novos produtos? Deixe cinco minutos para cada um pensar que atitudes individuais cada aluno pode ter para reduzir a quantidade de lixo que produz, e para estimular a coleta do que pode ser reaproveitado e transformado. As idéias serão brevemente discutidas e impressas em fichas coloridas, que poderão ser espalhadas pela sala de aula ou até mesmo pelas áreas de maior passagem de alunos pela escola, para “lembrá-los” sobre o tema que refletiram.

- Numa próxima etapa, se possível, na mesma semana ou seqüência, convide o representante de uma empresa ou cooperativa responsável por coletas de lixo em em sua região para uma palestra sobre o tema: “resíduos em casa”. Direcione esse representante para falar um pouco sobre números do lixo, o que pode ser reciclado, exemplos de empresas que promovem reciclagem na região de entorno da escola, no bairro, etc.

- A partir dessa palestra, você pode promover outras atividades com os alunos e comunidade interna (diretoria, funcionários e professores) a respeito da coleta seletiva na escola, no bairro, na região. Os alunos podem participar na divulgação e mobilização, produzindo e distribuindo folhetos sobre como será a coleta, como as pessoas podem contribuir para a redução de consumo, etc. Os estudantes ainda podem acompanhar o processo da coleta seletiva quando ela for efetivada, anotando, durante alguns períodos do ano, a quantidade de lixo que está sendo coletado, o tipo de lixo, entre outras informações.

Planos de aula 1: Pensando o consumo

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de maio) a Horizonte Geográfico elaborou um especial sobre meio ambiente no site, com uma coletânea de reportagens publicadas sobre diversos temas socioambientais. Nossa equipe educacional aproveitou para elaborar alguns planos de aula. Boa leitura!

PENSANDO O CONSUMO

Disciplina: Língua Portuguesa.
Objetivos: promover uma reflexão sobre o consumo a partir do olhar dos alunos e incentivar o uso de linguagens diferenciadas (internet, fotografia) para as habilidades de leitura e escrita.
Sugestão de ciclo: Ensino Fundamental I e II (todos os anos).
Materiais: cópias da reportagem
Desenvolvimento Sustentável, computador com internet para a produção e alimentação do blog, ou placa de cortiça, cartolinas e canetas hidrográficas para a confecção de um mural.
Tempo de duração: 2 a 4 aulas.
Dicas de leitura para o professor: para entender sobre o universo do uso de ferramentas de internet na sala de aula, como blogs, acesse o site
Educarede e o Bloguinfo – blog da professora Sintian Schmidt (de Caxias, RS), com links para vários outros sites que tratam do tema informática na educação. Sobre consumo consciente, visite o site Akatu.

Abra uma roda de conversa com os alunos sobre o tema consumo consciente. O que entendem por consumo? O que eles consomem ou utilizam no dia-a-dia: alimentos?Quais? De onde vem? Água? Para que? Energia?Quais e para que?Onde se originam? Eles têm idéia do impacto de seu consumo sobre os recursos naturais?- Promova a leitura compartilhada da reportagem Desenvolvimento Sustentável, solicitando que procurem no dicionário as palavras mais difíceis. Escreva na lousa a frase “Chegamos a um momento na qual a tomada de decisões certas é muito importante”, dita por Kofi Annan, secretário-geral das Nações Unidas. Questione com os alunos o significado dessa frase na questão do consumo.


- Durante a leitura da reportagem peça que eles destaquem: quais foram os impactos do consumo crescente sobre os impactos naturais? O que significam os números apresentados na matéria, informando, por exemplo, que “100% foi o aumento do consumo de água para irrigação, residências e indústrias nos últimos 40 anos”? E que iniciativas pelo consumo consciente estão sendo realizadas, de acordo com a reportagem? Peça para que anotem suas observações no caderno e solicite uma pesquisa extraclasse sobre medidas individuais e coletivas para diminuir os impactos do consumo.

- Antes de iniciar o trabalho de produzir um blog ou mural, converse com os alunos que formas de divulgar idéias e ações positivas sobre consumo consciente eles conhecem: campanhas na televisão? Jornais? Rádio? Como os veículos de comunicação podem ajudar na propagação de boas idéias? Peça para que dêem exemplos e anote os principais pontos da discussão na lousa.

- Explique à turma que eles irão criar um blog ou mural, que também é um veículo de comunicação. Divida a turma em quatro ou cinco grupos e solicite que cada um pesquise e reflita sobre a criação do blog ou mural voltado para a propagação de idéias sobre consumo consciente: para que e para quem ele vai servir? Que título ele terá? Como será divulgado? Que textos, desenhos e fotografias os alunos sugerem, dentro do tema proposto? Cada grupo deve eleger um porta-voz para apresentar as idéias no final da aula.


- Antes de seguir para o laboratório de informática ou para produzir o mural, os porta-vozes devem apresentar suas sugestões. Você, professor, deve ser o mediador na escolha do título do blog ou mural, o tema, a divulgação, etc. Organize também, com eles um “cronograma de trabalho”, onde os alunos irão se comprometer a escrever para o blog pelo menos uma vez por semana.

- No laboratório de informática, com auxílio do responsável, crie um blog temático sobre consumo consciente e divulgue junto a outros alunos e professores. Solicite que os estudantes divulguem, também, junto a seus amigos. Se a escola não tiver laboratório, uma opção é substituir o blog por um mural onde os alunos irão “pendurar” suas reflexões e dicas sobre o tema. O mural pode ser afixado em um lugar visível a todos os alunos da escola, e ser atualizado com informações semanalmente.