24 de março de 2008

Água na sala de aula

Tema recorrente na sala de aula, água rende boas discussões e atividades junto a seus alunos. Para se inspirar, veja o especial que a revista Horizonte Geográfico produziu, reunindo links de cinco reportagens que mostram os diversos aspectos do tema água. Algumas sugestões aqui da educação, para você trabalhar cada reportagem:

Água de Mais, Água de Menos
Uma reflexão sobre onde sobra e onde falta o recurso e a questão do potencial energético. Interessante para as aulas de geografia.

Retomando a Vida
Bela viagem na região do rio Tocantins, no Pará, 20 anos após a construção da Hidrelétrica de Tucuruí. Para as aulas de Ciências, vale como ponto de partida para discutir sobre a interferência do homem sobre a natureza, que nem sempre é apenas negativa.

O Rio da Polêmica
Assunto atual: a transposição do rio São Francisco. Como reza o preceito das boas reportagens, mostra a opinião tanto de quem discorda da obra quanto de quem acha a mesma positiva para o Nordeste. Texto interessante para trabalhar a dissertação nas aulas de Língua Portuguesa, no Ensino Médio.

Uma Questão de Cultura
Águas nas aulas de Artes? Por que não? O tema inspira a cultura popular, como acontece com as carrancas do rio São Francisco. Para as aulas de história, uma linha do tempo mostra a história da eletricidade no Brasil - ligada, é claro, à questão da água.

Encontro com as Águas Brasileiras
Viaje com o casal de aventureiros Gérard e Margi Moss, que percorreram o país a bordo de um avião anfíbio para traçar o mapa da qualidade das águas brasileiras - mote para trabalhar a leitura de mapas na aula de geografia.

Você lê todas essas reportagens clicando no link Especial Águas no site Horizonte Geográfico.

Nenhum comentário: