28 de março de 2008

Sugestão de aula: a água e o clima

Conhecimento científico também “bebe da fonte” do conhecimento tradicional. É por isso que meterologistas ficam atentos sobre o que dizem os chamados Profetas da Chuva, homens sábios do interior do Nordeste (como o da foto ao lado, o sertanejo José Erasmo Barreira) que observam a natureza para prever o tempo. A revista Horizonte Geográfico 115 traz uma bela reportagem de Flávio Bonanome sobre o tema, e é ponto de partida para um plano de aula de geografia. Acompanhe:

Atenção! Essa seqüência de aulas pode ser ponto-de-partida para uma aula sobre o tema aquecimento global. Se você ainda vai discutir esse assunto com seus alunos, aproveite! E se você utilizou essa seqüência de atividades, conte para nós no e-mail
educação@horizontegeografico.com.br.

A ÁGUA E O CLIMA

Objetivos: ajudar os alunos a desenvolver melhor sua percepção sobre os fenômenos, naturais ou não, que interferem no clima, e que têm relação direta com os recursos hídricos

Sugestão de ciclo: quinto e sexto anos do ensino fundamental.

Materiais: reportagem Profetas da Chuva,

Tempo de duração: 2 a 3 aulas

- Retome com os alunos os conceitos de clima e de temperatura , preparando uma aula expositiva sobre o tema.

- Distribua cópias da reportagem e faça uma leitura compartilhada de trechos do texto, levantando as palavras desconhecidas e ajudando-os a entender seus significados.

- Abra o debate para que os alunos reflitam sobre a reportagem: como os personagens que aparecem nas fotografias conseguem descobrir se vai chover ou não em suas regiões? O que eles observam para fazer essas “previsões”?

- Solicite aos alunos que, durante uma semana, observem e anotem fenômenos ligados ao clima e à temperatura onde vivem, diariamente, anotando também o horário das observações. De preferência, essas observações devem ser feitas em dois horários e locais diferentes:

1) Descrição breve do lugar observado: um bairro bem arborizado? Ou bem urbanizado? Próximo a algum rio ou córrego?
2) Como está o céu? Chovendo? Com nuvens? Qual a forma das nuvens? Ou o céu está ensolarado?
3) Como está a temperatura? Quente? Fria?
4) Como está o vento? Calmo? Parado? Forte?

- Durante esse período, você ou seus alunos devem recortar as previsões do tempo diariamente, a partir dos jornais ou de sites de meterologia, como o Climatempo
.

- Após uma semana, tire cópias das previsões do tempo e coloque visível na lousa. Peça aos alunos que comparem as suas anotações com as previsões. Foram parecidas? Ou muito diferente do que eles anotaram? Vocês podem discutir sobre as influências do clima, que podem ser diferentes de uma região para a outra, e variar conforme o relevo, a distribuição de oceanos, rios e continentes, fatores como a cobertura vegetal e o desenvolvimento urbano.

- Baseados em suas anotações e observações do clima e da temperatura nesse dia de debate, na escola, solicite aos alunos que simulem a sua própria previsão do tempo para o dia seguinte e justifiquem a partir de suas observações. Selecione alguns alunos para que leiam o resultado para a classe.

Um comentário:

Cybele Meyer disse...

Olá Debora, tudo bem?
Parabéns pelo blog. Muito bom!!!
Em breve falarei sobre este tema em meu blog e, com certeza, falarei sobre o seu blog.
Tenho um blog de auxílio direto ao professor que aborda temas gerais da Pré-escola ao ensino médio.
Apareça por lá.
www.cybelemeyer.blogspot.com
Já coloquei seu blog em meus favoritos.
bjs